Empresário, você fez o planejamento da sua empresa? Muitas já fizeram. Se não fez, corra atrás. Afinal, administrar uma empresa, mesmo que ela seja pequena, sem um planejamento, é como um avião levantar voo sem saber qual o destino. Se sair voando ao léu, pode chegar a algum local paradisíaco, ou faltar combustível, ou ter que descer em terreno árido e perigoso. Com planejamento de rota, saberia aonde exatamente estaria indo. Encontraria a melhor rota com menor esforço e maior economia.
Há uma máxima, que diz: “É melhor ter um planejamento mínimo do que não ter nenhum”.
Se decidiu fazer seu planejamento, vou te passar algumas dicas:
- Planejamento não deve ficar restrito ao empresário ou à administração. É importante envolver o maior número de pessoas da empresa.
- Papel aceita tudo. Então, é preciso monitorar e revisar os planos elaborados e sobre diversos cenários.
- O empresário ou gestor precisa manter a visão sistêmica do planejamento, que é composto de quatro etapas: Estratégico, Tático, Operacional e Orçamentário.
- Planejamento estratégico – São definidas as estratégias da empresa no prazo de 5 a 10 anos. É importante sempre buscar uma visão global.
- A visão da empresa.
- O foco a longo prazo.
- Objetivos gerais.
- Planos genéricos.
- Tático – São planos com foco no médio prazo. Mais detalhado, é voltado para os departamentos da empresa, com ações para atingir os objetivos e metas.
- Definições das ações em cada departamento da empresa.
- Operacional – Composto de planos de curto prazo, de 3 a 6 meses, tem definições de métodos, processos e sistemas para serem usados no dia a dia e em todos os setores.
- Definições das rotinas de cada setor.
- Foco no curto prazo.
- Definição de resultados específicos.
- Orçamento – Significa dar números a todo o planejamento. Nessa fase, o empresário ficará sabendo quanto precisa faturar, limites de custos e despesas, quais os investimentos que precisa realizar e monitorar os números. Qualquer desvio da rota traçada será de imediato identificado, para que possa traçar uma nova, ou alinhar a que foi definida no planejamento inicial.
Ser empresário é saber administrar. O empresário normalmente fica mais ligado às vendas do que aos controles, dá mais ouvidos à sua intuição do que aponta um planejamento.
Não pode baixar a guarda, porque o cenário é para todos, inclusive concorrentes, e se o seu desejo é o crescimento, ele se inicia com um planejamento.
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