A importância do planejamento

por | ago 4, 2020 | Uncategorized | 0 Comentários

Empresário, você fez o planejamento da sua empresa? Muitas já fizeram. Se não fez, corra atrás. Afinal, administrar uma empresa, mesmo que ela seja pequena, sem um planejamento, é como um avião levantar voo sem saber qual o destino. Se sair voando ao léu, pode chegar a algum local paradisíaco, ou faltar combustível, ou ter que descer em terreno árido e perigoso. Com planejamento de rota, saberia aonde exatamente estaria indo. Encontraria a melhor rota com menor esforço e maior economia.

 

Há uma máxima, que diz: “É melhor ter um planejamento mínimo do que não ter nenhum”.

 

Se decidiu fazer seu planejamento, vou te passar algumas dicas:

  • Planejamento não deve ficar restrito ao empresário ou à administração. É importante envolver o maior número de pessoas da empresa.
  • Papel aceita tudo. Então, é preciso monitorar e revisar os planos elaborados e sobre diversos cenários.
  • O empresário ou gestor precisa manter a visão sistêmica do planejamento, que é composto de quatro etapas: Estratégico, Tático, Operacional e Orçamentário.

 

  • Planejamento estratégico – São definidas as estratégias da empresa no prazo de 5 a 10 anos. É importante sempre buscar uma visão global.
  • A visão da empresa.
  • O foco a longo prazo.
  • Objetivos gerais.
  • Planos genéricos.

 

  • Tático – São planos com foco no médio prazo. Mais detalhado, é voltado para os departamentos da empresa, com ações para atingir os objetivos e metas.
  • Definições das ações em cada departamento da empresa.

 

  • Operacional – Composto de planos de curto prazo, de 3 a 6 meses, tem definições de métodos, processos e sistemas para serem usados no dia a dia e em todos os setores.
  • Definições das rotinas de cada setor.
  • Foco no curto prazo.
  • Definição de resultados específicos.

 

  • Orçamento – Significa dar números a todo o planejamento. Nessa fase, o empresário ficará sabendo quanto precisa faturar, limites de custos e despesas, quais os investimentos que precisa realizar e monitorar os números. Qualquer desvio da rota traçada será de imediato identificado, para que possa traçar uma nova, ou alinhar a que foi definida no planejamento inicial.

 

                    Ser empresário é saber administrar. O empresário normalmente fica mais ligado às vendas do que aos controles, dá mais ouvidos à sua intuição do que aponta um planejamento.

                    Não pode baixar a guarda, porque o cenário é para todos, inclusive concorrentes, e se o seu desejo é o crescimento, ele se inicia com um planejamento.

 

 

Deixe seu comentário abaixo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *