Como Está o Quartel-General da sua Empresa?

por | ago 4, 2020 | Uncategorized | 0 Comentários

Em uma guerra, os exércitos montam seu quartel-general, ou posto de comando, de onde saem as ordens para quem está nas linhas de frente ou na retaguarda, e para os quais também convergem todas as informações possíveis sobre o inimigo e sobre a sua tropa. Nada é solto, nada é jogado, nada fica sem análise e é em cima das informações que são montadas estratégias de ataque e de defesa.

Assim também devem ser as empresas, precisam de um lugar definido para ser o posto de comando, para que todas as informações cheguem ao comandante, que no caso são os gestores, empresários ou sócios.

Quanto melhor for a qualidade das informações, mais precisas serão as decisões estratégicas. Não dá para uma empresa ser administrada sem um posto de comando organizado, o luxo é desnecessário. Um posto de comando em uma frente de batalha é improvisado em uma tenda, mas é extremamente funcional com equipamentos necessários para o bom funcionamento.

Escritórios funcionais precisam ter boa luminosidade, ser reservados, restritos a quem trabalha no local, contam com temperatura agradável, são equipados com computadores, impressoras, arquivos, internet, móveis e comunicação fácil.

Assim como nos P.C., os escritórios devem escalar para atuar nesses ambientes pessoas capacitadas e conhecedoras das suas atribuições, compromissadas e de confiança. Afinal, são as pessoas que farão a diferença.

Convergir informações precisas em tempo real, ou pelo menos com um mínimo de tempo de defasagem, é uma tarefa a ser perseguida e exigida por quem precisa tomar decisões.

Entre as principais informações que precisam chegar ao P.C. da empresa são:

  • Sobre funcionários.
  • Compras, produção, estoques, logística,
  • Vendas
  • Financeiro
  • Controle

Tudo isso parece óbvio, mas a grande maioria das pequenas empresas brasileiras sequer tem escritório e, quando tem, contratam pessoas despreparadas para gerir e organizar informações.

 

Já as empresas médias até têm seus escritórios, mas poucas detém as informações necessárias e precisas para terem assertividade nas tomadas de decisões.

 

Empresas vivem diariamente suas batalhas para se manter abertas, enfrentando um mercado encolhido com concorrentes cada vez mais ferozes, em que serão vencedores somente aquelas que estiverem mais bem organizados.

Deixe seu comentário abaixo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *