Conhecimento: a alma do negócio

por | ago 4, 2020 | Uncategorized | 0 Comentários

Conta a história que havia um homem muito trabalhador. Um dia, ele resolveu empreender. Com uma pequena reserva de dinheiro, conseguiu iniciar um negócio de pipocas. Comprou um carrinho, gás, milho, óleo e sal e foi para a rua. Arranjou um bom ponto próximo a uma estação do metrô e fazia uma pipoca deliciosa. Não tardou em conseguir fidelizar uma boa clientela.

Depois de um ano, trabalhando 12 horas por dia, conseguiu fazer uma poupança. Tinha dinheiro suficiente para comprar uma moto de segunda mão, mas com seu tino empreendedor fez uma pequena conta: se em vez de comprar uma moto comprasse mais dois carinhos de pipoca, em um ano teria dinheiro para comprar um carro.

E assim o fez: comprou mais dois carrinhos. Era um empresário com três carrinhos de pipoca. Um ficava com ele, o segundo com um irmão e o terceiro com um conhecido.

Agora, ele precisava comprar e abastecer os três carrinhos com milho, gás, óleo e sal, além de pagar vale transporte, alimentação e salários, sem falar da manutenção necessária dos carrinhos.

Não demorou muito tempo, começou a perceber que lucro do seu carrinho estava sendo tragado para pagar salários e comissões, e que o milho e o gás dos outros carrinhos não rendiam da mesma forma que no seu carrinho, além de escutar que as pipocas feitas nos outros carrinhos não eram saborosas como as que ele fazia.

De repente, chega o final do mês, e as contas não fecharam. Mas ele tinha crédito com um agiota próximo a sua casa. Pegou dinheiro emprestado e, no final do outro mês, o buraco estava maior. A saída foi vender os dois carrinhos e parcelar a dívida com o credor.

Se ele tinha garra, ideias e ação, por que não prosperou?

A resposta é simples: seu conhecimento de gestão era raso e limitado e a sua capacidade organizacional limitada somente a ele. No momento em que ele expandiu seu negócio, faltou conhecimento para continuar lucrando.

Também não tinha conhecimento básico sobre gestão, controle da matéria-prima, controle de qualidade, formação de preços, custo do dinheiro tomado emprestado e vários outros conhecimentos básicos de que um empresário/gestor necessita.

Há duas maneiras de obter conhecimento para gerir uma empresa;

A primeira é quando o próprio gestor tem conhecimento do business (negócio) em si e de que se faz necessário compreender os vários processos e ferramentas administrativas.

A segunda é quando ele já tem dinheiro suficiente para adquirir, por meio de contratação, o conhecimento específico de profissionais para trabalhar para ele.

Além do lado da garra, do foco e da determinação, o crescimento da empresa e sua saúde financeira são proporcionais ao conhecimento do empresário.

O que podemos tirar de aprendizado desta triste história?

Que o crescimento do empresário só vai até o limite de seu conhecimento.

Quer crescer? Adquira mais conhecimento por meio de estudos, treinamentos e cursos, ou os adquira por meio da contratação de funcionários ou consultores experientes.

Acredite: “VOCÊ SÓ VAI ATÉ O LIMITE DO SEU CONHECIMENTO”.

Para o filósofo inglês Francis Bacon (1561-1626), “o conhecimento é em si mesmo um poder”.

Não seria hora de expandir esse conhecimento?

Deixe seu comentário abaixo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *