Qual o Melhor Método de Gestão Empresarial?

por | ago 4, 2020 | Uncategorized | 0 Comentários

Assim como perder peso, ganhar massa muscular, eliminar a calvície, passar em concurso público, existem no mercado vários métodos de gestão para empresas – alguns muito teóricos e com pouca prática, outros cheios de siglas.

Tanto quanto na hora de escolher o método de emagrecimento, a primeira coisa é acreditar na eficácia e manter suas orientações. Se o método orienta a não ingerir carboidratos, não se pode, por livre vontade, almoçar uma lasanha, sob pena de o método fadar ao insucesso.

Há no mercado vários métodos. É importante estudar para conhecer o que mais se ajusta a sua gestão e a sua empresa, e logicamente o que mais lhe passa credibilidade e viabilidade.  

Ter uma estratégia de gestão é muito importante para o desempenho das empresas, e ter uma estratégia é muito melhor do que não ter nenhuma.

Posso listar alguns métodos que já são utilizados pelo país afora, como o PDCA, BSC, GDP e o SIG. Entre eles, há uma característica comum: todos estão voltados para uma gestão mais eficiente. Desses métodos, qual o mais eficiente?

É como perguntar: qual o método de emagrecimento mais eficiente e menos complicado?

Para pôr em prática um método de gestão, é preciso saber o passo a passo, conhecer o modelo que será empregado.

  •  O primeiro passo é identificar, por meio de um diagnóstico, as raízes dos problemas.
  • É imperativo que as pessoas envolvidas na gestão, cada uma responsável por um setor, assumam a responsabilidade na execução das tarefas. A má aplicação, ou não aplicação, das diretrizes do método escolhido, irá comprometer os resultados.
  • Tem que haver uma pessoa que possa cobrar das demais, inserir os dados e auditar os relatórios gerados.
  • O gestor deve contratar uma consultoria, ou uma pessoa especializada no assunto, para implantar o novo método de gestão.
  • O consultor externo é importante por sua neutralidade. Irá cobrar de todos os envolvidos a implantação de forma igualitária e, depois de implantado, sua missão estará finalizada, não onerando com encargos trabalhistas.

 

A maioria dos empresários é de administradores de empresas. Não têm muito tempo para estudar fórmulas e siglas. Querem algo fácil de ser aplicado e de resultado rápido. Pensando assim, desenvolvi o Sistema de Impacto na Gestão (SIG), um método fácil e de resultados rápidos.

Respondendo agora à pergunta acima, para mim é o método SIG, que foi desenvolvido com o intuito de ser o mais fácil de implantar e o mais rápido para obter resultados positivos. Consiste em fornecer meios e ferramentas para impactar gestores e colaboradores.

O empresário precisa ter, além de entendimento de business, conhecimento administrativo e uma boa liderança para implementar mudanças.

 

 

 

 

Deixe seu comentário abaixo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *