Mas o que é uma empresa enxuta? É uma empresa da qual foi retirado tudo o que era supérfluo ou excessivo. Para a grande maioria das empresas brasileiras, pensar em ser uma EMPRESA ENXUTA requer a quebra de paradigmas, romper modelos, padrões e costumes.
Não importa qual a atividade da empresa e nem seu tamanho – ou enxuga ou vai perder a cápsula do futuro. Seus maiores concorrentes talvez ainda não estejam operando no mercado. Os CEOS dessas empresas provavelmente ainda estão nos bancos escolares ou trabalhando no fundo de uma garagem.
A maior empresa de táxi (UBER) é superenxuta. Não tem um só motorista e nenhum carro, e nem gasta com combustível e manutenção. A maior empresa de hospedagem (Airbnb) não investiu em construção, não paga nenhuma arrumadeira e nem tem porteiros. São dois exemplos de empresas enxutas. Os maiores shoppings estão na internet. São os marketing places, como Mercado Livre, OLX, Amazon, Americanas, Alibaba e muitos outros.
Quais as saídas para os hotéis, empresas de táxi e shoppings? Inovar e enxugar custos. Qual a saída para o seu negócio? Inovar e enxugar custos. Inovar com novos padrões de vendas, atendimentos, produção, controles, utilizando a seu favor a tecnologia existente e ficar ligado nas novas, que surgem a todo momento.
Ser uma empresa enxuta é ter desperdícios próximos a zero, na produção, no estoque, na logística, nos custos de mão de obra. É ter em seus quadros funcionários qualificados e multifuncionais, possibilidade de alta produção sob demanda, evitando estoques altos, ter máquinas flexíveis e, como meta, a melhoria contínua de qualidade.
Ser uma empresa enxuta requer controles rigorosos de desperdícios e desvios, controle das entradas e saídas de produtos, de qualidade e quantidade, controle sobre compras, pagamentos e despesas financeiras, controle sobre os estoques, controle sobre as contratações, da folha de pagamento, e controles sobre as retiradas dos sócios.
É provável que você, como empresário ou gestor, não tenha condições de tempo, ou conhecimento específico para adquirir o conhecimento necessário para enxugar custos. Mas você pode e deve buscar profissionais ou empresas que possam transferir know how de técnicas e ferramentas que auxiliem na redução de custos e despesas.
O papel do empresário continua sendo o de visionário, ter tino comercial, visão sistemática da empresa e do mercado, generalista, líder e cobrador na essência. Mas caso você não esteja recebendo os resultados esperados da sua empresa e nem dos seus colaboradores como gostaria, o primeiro passo é se olhar no espelho. É provável que enxergue o problema.
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